Primeira sessão especial do Conselho Pleno da OAB/AC reúne conselheiros e membros de Comissões

Postado por: Assessoria Imprensa às 02/02/2018 - 19:17 Categoria: Noticias Regionais

Reunião ocorreu na última quinta-feira, 1º, no auditório da Seccional

Na abertura do seu último ano do presente mandato, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC), Marcos Vinícius Jardim Rodrigues, iniciou a primeira, e especial, sessão do Conselho Pleno na tarde da última quinta-feira, 1º, no auditório da Seccional. A sessão contou com participação de conselheiros estaduais e federais, membros das mais de 25 Comissões da OAB/AC e representantes da Caixa de Assistência dos Advogados do Acre (CAAAC), Tribunal de Ética e Disciplina (TED) e Escola Superior da Advocacia (ESA/AC).

“É o meu último ano enquanto condutor desta instituição depois de dois mandatos como presidente, um como vice-presidente e metade de um mandato como secretário-geral adjunto. Ou seja, uma década que participo da diretoria da OAB/AC. Sendo testemunha e colaborador tão próximo de tudo que aconteceu nos últimos dez anos, só tenho que agradecer a todos os advogados acreanos que comigo caminharam e caminham na representação de cerca de cinco mil advogados inscritos na nossa Seccional. Num período muito curto a OAB/AC ascendeu ao patamar de dignidade e respeitabilidade tão sonhado pelo sempre presidente Florindo Poersch (in memoriam). De tudo que posso observar do alto do posto que ocupo, tenho a nítida sensação que andamos bem. Fico muito feliz em iniciar o ano com essa sessão especial que acima de tudo é de agradecimento pelo trabalho de todos os presentes. Quero dizer que nunca terei como agradecer de forma merecida à dedicação por todo trabalho prestado”, afirmou o presidente da OAB/AC.

Durante a sessão foi discutido alguns pontos do regimento interno do Tribunal de Ética e Disciplina. Após as alterações propostas terem sido aprovadas, o presidente do TED expôs resultados e dificuldades em 2017.

Ainda no decorrer da reunião, foram nomeados novos presidentes de Comissões da OAB/AC e também indicado o nome da advogada Marília Gabriela, ex-presidente da Comissão da Jovem Advocacia (CJA), para compor o conselho seccional, aplaudida pela unanimidade do órgão.

Ao final da sessão especial, todos os presidentes de Comissões da Seccional, representantes da Escola Superior da Advocacia do Acre (ESA/AC) e Caixa de Assistência dos Advogados do Acre (CAAAC) tiveram a oportunidade de expor todo o trabalho realizado em 2017 e projeções para 2018.

A sessão também foi dedicada à gerente-geral da Ordem no Acre, Nayara Honorato, que está se despedindo do excelente trabalho realizado junto à instituição para galgar novos desafios.

ERICK VENÂNCIO
Quero falar da minha alegria em ver o grau de amadurecimento institucional que alcançamos. Quando iniciamos essa batalha de gestão, como Marcos Vinícius bem falou, nunca imaginávamos que poderíamos alcançar o que alcançamos hoje. O respeito que a OAB/AC goza, não só aqui, mas pelas outras instituições, como poder judiciário, legislativo e executivo. E também em âmbito nacional. Isso começou numa pequena reunião em um escritório de advocacia. De lá para cá, graças a Deus, conseguimos crescer e crescer muito. A advocacia do Acre de 2007 até hoje não retrocedeu em nenhum instante. Acredito que com união e trabalhando juntos conseguiremos levar cada vez mais o nome da OAB/AC para o lugar em que ela merece estar. Lugar de uma grande instituição respeitada pela sociedade acreana. Que tem que ser ouvida em tudo. A voz da advocacia não pode se calar, pois ela é a voz constitucional do cidadão.

JOÃO TOTTA FILHO
Como presidente da subseção juruá tento usar a palavra gratidão. Gratidão pelo nosso conselho que sempre nos apoiou nos embates mais difíceis que tivemos em 2017, também da ESA/AC e CAAAC que tem sido grandes parceiros da advocacia do Juruá. Nós da subseção não temos muita estrutura para realizar eventos, mas a diretoria da OAB/AC sempre esteve conosco ajudando e proporcionando o engrandecimento da advocacia do juruá. Também encerro meu mandato neste ano e fiz questão de vir na reunião para ouvir o trabalho das Comissões para que futuramente nossa subseção tenha a interação que as Comissões da capital têm. Confesso que admiro muito o trabalho de cada uma delas.

RODRIGO AIACHE CORDEIRO
Gostaria de parabenizar o presidente da OAB/AC pela iniciativa de realizar uma sessão especial envolvendo tantas Comissões e conselheiros. Porque penso que se conversarmos conseguiremos avançar. De antemão agradeço os elogios feitos a minha pessoa e digo que a Caixa de Assistência dos Advogados do Acre (CAAAC) não funciona sozinha. A CAAAC tem uma equipe muito qualificada. Agradeço também ao presidente pela confiança depositada e gostaria de fazer um registro de uma mensagem que muito me envaideceu. Thiago Poersch informou que devido a um convênio na Caixa de Assistência conseguiu economizar o equivalente a três anuidades. Isso nos motiva a trabalhar pelo próximo e fazer com que os advogados tenham benefícios. Creio que 2018 será um ano difícil e para superá-lo temos que ter união e nos reinventar para que não deixemos a classe a mingua de cursos e ações.

NOVOS PRESIDENTES DE COMISSÕES OAB/AC
Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente: Kátia Sales;
Comissão da Advocacia Criminal: Romanio Gouveia;
Comissão da Coordenadoria de Esportes: Rossicleide Figueiredo;
Comissão da Jovem Advocacia: Fernanda Catarina;

COMPOSIÇÃO DO DISPOSITIVO DE HONRA
Presidente da OAB/AC, Marcos Vinícius Jardim Rodrigues;
Vice-presidente da OAB/AC, Marina Belandi;
Secretário-geral da OAB/AC, Thiago Poersch;
Secretário adjunto da OAB/AC, Cássio Tavares;
Diretora-tesoureira da OAB/AC, Claudia Sabino;
Presidente da OAB Subseção Juruá, João Totta Filho;
Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Acre, Rodrigo Aiache Cordeiro;
Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Gerberson Amazonas Tussolini;
Conselheiro federal e representante da OAB no CNMP, Erick Venâncio;
Conselheiro federal, Sérgio Baptista Quintanilha;
Conselheiro federal, Luiz Saraiva;
Conselheiro federal, Odilardo Marques.