CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DO ACRE – UMA CONQUISTA DO ADVOGADO ACREANO

Dr._WaneskaA CAAAC – CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DO ACRE é entidade beneficente, sem fins lucrativos, constituída pelos advogados e estagiários inscritos no quadro da OAB/AC e tem por finalidade prestar assistência e seguridade social aos inscritos e seus dependentes. É o braço social da ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL – SECCIONAL ACRE.

Além de prestar assistência aos advogados, também se encarrega de firmar convênios médicos, hospitalares, odontológicos, comerciais, no setor de serviços e tantos quanto forem possíveis para oferecer aos advogados e estagiários condições especiais na utilização desses serviços.

A História da CAAAC vem sendo escrita por um grande número de valorosos advogados que se empenham e seguem dando o melhor de si para assistir e acolher os advogados, estagiários e seus dependentes, buscando sempre a excelência na qualidade dos serviços prestados. É a CAAAC mostrando trabalho, competência e principalmente, solidariedade para a classe dos advogados. Mostrando muito mais que trabalho bem feito, mas trabalho feito pelo bem.

A principal fonte de recursos das Caixas é o percentual de 20% sobre as contribuições devidas à Ordem dos Advogados, razão pela qual manter a anuidade em dia, além de ser um imperativo de solidariedade, é do interesse de cada um. Mencione-se que o valor de sua principal receita equivale, em média, a apenas R$ 80,00 por ano para cada contribuinte (inferior ao preço de uma consulta médica particular).

A CAAAC conseguiu, nessa gestão, implantar benefícios, Previdência Privada, planos de saúde, assistência médica e odontológica credenciada, tendo seu próprio consultório à disposição dos advogados, estagiários e seus dependentes, além de dezenas de convênios.

A CAAAC está construindo sua história nessa atual gestão. A Caixa de Assistência dos Advogados do Acre, criada em 2 de maio de 1995, antes dessa gestão não passava de apenas uma estrutura administrativa, sem nenhum benefício aos advogados acreanos, estagiários e dependentes, que sequer sabiam da sua existência.

Contando com o repasse automático das contribuições, iniciado nessa gestão – fevereiro de 2007, e com novas parcerias que nasceram da troca de experiências no âmbito da CONCAD – Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados – muitas inovações surgiram e ainda surgirão desse intercâmbio.

O FIDA, Fundo do Conselho Federal, aprovou o PROJETO INTERFÓRUNS apresentado pela CAAAC, concedendo parte da verba necessária para sua implantação, daí a aquisição da VAN DO ADVOGADO – equipada com ar-condicionado e capacidade para 14 pessoas.

No viso de proporcionar maior conforto, segurança, agilidade e economia ao advogado acreano que tem como destino diariamente Fóruns, Tribunais, Juizados Especiais e o Presídio, a CAAAC disponibiliza o TRANSPORTE DO ADVOGADO, de forma gratuita.

Convidamos os advogados acreanos e estagiários, bem como seus dependentes a visitar o novo site da CAAAC (www.caaac.org.br). A página de abertura permite o início de um encontro, com conforto e atendimento de alta qualidade, simples e eficaz, visualizando toda gama de serviços oferecidos pela Caixa, podendo também ser conferido o percurso e horário do Transporte Interfóruns.

Navegue e conheça-os: Plano de Saúde, Plano de Previdência Privada – OABPrev-MG, Clínica Odontológica do Advogado, PROMAD e ÍNTEGRA, e mais de dezenas de convênios.

O CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO da CAAAC oferece um espaço amplo, com estrutura avançada, devidamente equipado e com profissionais capacitados para proporcionar mais conforto aos Advogados acreanos, estagiários e seus dependentes.

Em constante processo de ampliação, o Consultório Odontológico da CAAAC realiza atendimentos nas áreas de Dentista (clareamento dental e estética), (tratamento de gengiva), Endodontia (tratamento de canal), Odontopediatria, entre outros.

O Consultório possui tabela de preços diferenciados, bem abaixo do mercado, oferecendo descontos especiais não só aos advogados, estagiários inscritos na OAB/AC e respectivos dependentes, mas também a todos os estudantes de direito devidamente matriculados nas Universidades do Estado do Acre, através de convênio firmado com a Comissão do Jovem Advogado.

A CAAAC conta ainda com uma rede credenciada de dentistas à disposição daqueles que desejam utilizar outras especialidades. Os preços cobrados nestes casos serão bem menores que os de mercado, seguindo uma tabela referencial.

Assim como faz em relação a médicos, dentistas e clínicas, a CAAAC vem celebrando CONVÊNIOS com comerciantes e prestadores de serviços, objetivando a redução dos preços de produtos e serviços, quando adquiridos por advogados, estagiários e seus dependentes.

Em regra, todo comerciante ou prestador de serviços conveniado, por força do convênio, obriga-se a vender os produtos ou prestar os serviços a advogados, estagiários e dependentes com desconto significativo sobre o preço usual (inclusive desconto maior do que o usual) e/ou em condições mais facilitadas do que as usuais.

Isso permite aos assistidos da CAAAC adquirirem produtos e serviços em condições vantajosas e, muitas vezes, inigualáveis.

As empresas conveniadas são desde academias de ginástica, lojas de vestuário, cosméticos, óticas, concessionárias, hotéis, restaurantes, cinemas, clínicas de estéticas, clínicas de recuperação, laboratórios, escolas, escolas de idiomas, entre outros.

A CAAAC oferece ainda o serviço de TRANSLADO GRATUITO PARA O ADVOGADO EM TRÂNSITO PARA OS HOTÉIS CONVENIADOS, aperfeiçoando assim o serviço da Van do Advogado. Com o objetivo de propiciar mais conforto, comodidade e segurança aos seus associados, os profissionais do Direito que se deslocarem a Rio Branco a trabalho poderão solicitar à entidade translado gratuito do Terminal Rodoviário ou do Aeroporto direto para os hotéis conveniados ao serviço, bem como em caso inverso (dos hotéis para o aeroporto ou rodoviária), com solicitação de 24h de antecedência.

Em novembro de 2007, a CAAAC e OAB/AC, associaram-se a OABPrev-MG, para oferecer ao advogado e seus familiares um plano de previdência complementar contendo os benefícios de aposentadoria, invalidez, pensão e pecúlio. Por ser uma entidade sem fins lucrativos, oferece um custo x beneficio amplamente favorável em relação aos demais serviços disponíveis no mercado, já que todo o exercício financeiro retorna ao advogado.

A CAAAC e a UNIMED firmaram um contrato de plano de saúde onde podem aderir os advogados regularmente inscritos na OAB/AC, estagiários e seus dependentes, também com preços diferenciados.

Consciente das dificuldades que existem no início da carreira do Jovem Advogado a CAAAC, vem dar seu total apoio e incentivo aos Jovens Advogados. Com esse objetivo firmou Convênio com o PROMAD – Programa Nacional de Modernização da Advocacia, vindo a oferecer gratuitamente ao Advogado iniciante, por um período de 02 (dois) anos, a ferramenta necessária para tornar seu trabalho mais competitivo e com um padrão de qualidade ainda melhor perante o mercado de trabalho, o que com certeza dará um grande impulso na carreira do Jovem Advogado. E para o Advogado com mais de 05 (cinco) anos de inscrição um período de 06 (seis) meses gratuito.

O PROMAD – Programa Nacional de Modernização da Advocacia, consiste na implantação das melhores e mais modernas práticas de gestão voltadas à área jurídica, aliadas ao uso de avançada tecnologia (software de gerenciamento de escritórios) e a um completo processo de criação do conceito de Identidade Visual para o mercado jurídico (nele compreendidos a criação da logomarca e o desenvolvimento do site profissional do Advogado). O INTEGRA é um software de gerenciamento de escritórios 100% web, de fácil navegação, com todas as rotinas operacionais e com as Publicações Jurídicas inseridas automaticamente no sistema (de todas as Instâncias Estaduais e Tribunais Superiores), E ainda, ciclo de palestras e treinamentos gratuitos, com o objetivo de propagar o conceito de Gestão Jurídica e também para fornecer suporte e treinamento para o correto uso do software INTEGRA.

A CAAAC, para o cumprimento das suas finalidades, conta com o apoio e a dedicação do Presidente da Seccional – Dr. Florindo Poersch, do Conselho Estadual, Federal e Comissões da OAB/AC.

Queremos consolidar a situação da CAAAC agora e para o futuro, concentrando esforços em nossa atividade principal que é prestar assistência e seguridade social aos inscritos e seus dependentes.

Hoje, nossa filosofia tem sido, dentro do possível, propiciar a todos os advogados, estagiários inscritos na OAB/AC e seus dependentes, amplos benefícios os quais a Caixa coloca à disposição, como um direito. A Diretoria da CAAAC e da OAB/AC tem trabalhado com ânimo e vontade e isso só é possível, graças ao clima de união, companheirismo, entusiasmo e confiança obtido na parceria com a OAB/AC. E, o que nos honra muito é saber que se existe força de vontade e perseverança não há motivo para fraquezas nem esmorecimentos. O otimismo é a preliminar dos vitoriosos. O mérito está na conquista do fim perseguido e esse é um dos principais desafios dessa gestão: fazer com que a CAAAC torne-se uma instituição consolidada, preservando a figura do advogado e priorizando o seu lado assistencial. Por fim, reafirmo a satisfação e disposição de fazer parte desta Diretoria e de continuar junto nesta grande luta e por maiores que tenham sido os problemas enfrentados – e diga-se, foram muitos – conseguimos vencê-los em etapas e estaremos sempre buscando novas conquistas e vitórias.

Waneska Salvático
Presidenta da CAAAC

Informativo

Receba o informativo em seu e-mail

Seu e-mail (obrigatório)

Endereço

Alameda Ministro Miguel Ferrante, nº 450 Portal da Amazônia - Rio Branco - Acre CEP 69915-632
Fone: (68) 3216-4000
Fax: (68) 3216-4001
E-mail:oabac@oabac.org.br
  • linkedin